sábado, 23 de abril de 2011

DEMONSTRE O QUE SENTE POR QUEM VOCÊ AMA

     É difícil conviver com uma pessoa que nunca demonstra o que está sentindo. Não dá para saber se a pessoa está gostando mais ou menos, se ela ainda ama ou não, se está afim de outro, se está satisfeito com as nossas atitudes. Demonstre mais o que você sente, pode ser com palavras escritas ou faladas, pode ser com gestos e atos, num olhar ou um sorriso. Se entregue por completo e deixe que o outro saiba o que se passa dentro de você. Declare o que sente com um bilhete, pois quando você não demonstra o que sente, o outro logo irá achar que você não o ama mais e que tem outra pessoa.
     Ao demonstrar o que sente tornará a relação mais fácil, a comunicação é a base fundamental para o casal ter uma união estável e sadia. Quando as pessoas se comunicam fica mais fácil de saber o que está se passando com ela, pois ninguém tem bola de cristal para adivinhar que você está com um problema ou insatisfeito com algo, quem se isola e não se expressa acaba ficando sozinho. Ninguém gosta de estar com uma pessoa que não expressa os seus sentimentos.
     Não seja egoísta achando que pode resolver tudo sozinho, não só apenas dentro de uma relação, pode ser até mesmo com a sua família ou no meio em que você convive diariamente, se abra, diga o que você sente o que você gosta ou não gosta os seus sonhos, suas vontades, fale para seus pais que você não quer seguir aquela carreira que eles tanto almejam para você, diga ao seu chefe que você precisa de mais dias de folgas, fale aos seus amigos que eles estão errados que "xuxu" é com "X" e não é "chuchu" com "Ch", fale para o seu parceiro o que você sente vontade de fazer ao lado dele, que você odeia quando ele larga a toalha molhada em cima da cama, que odeia quando ela demora horas e horas trocando de roupa e no fim usa a prima que havia experimentado.
     Não tenha medo de dizer o que sente. Pois dessa forma a sua convivência com as pessoas será bem melhor e muito mais agradável.

CUIDE BEM DO SEU AMOR E DÊ VALOR

     Cuidar da pessoa não quer dizer necessariamente da saúde, mas também do bem estar espiritual. Se ela estiver triste, calada, deprimida, você vai e a abraça, a coloca no seu colo e pergunta o que é que está havendo com ela e tentar ajudá-la. É querer saber quais são os seus problemas, o que a está afligindo. Pois quando estamos com alguém não devemos apenas partilhar as coisas boas, mas os problemas também.
     Quando amamos uma pessoa não nos sentimos bem ao ver quem gostamos triste. Às vezes contamos piadas sem noção, fazemos caras e bocas só para ver se conseguimos fazer surgir um sorriso.
     Outra coisa que não podemos nunca esquecer é de valorizar todas as coisas que a pessoa faz para demonstrar o quanto gosta da gente, seja pelo tempo que ela passa nos aturando, o esforço que faz para conseguir estar ao seu lado. Valorize enquanto tem a pessoa ao seu lado, pois não adianta esperar para valorizar depois que perder, pois ai já será tarde de mais.

HÁ FIDELIDADE ENTRE DOIS SERES?

     A fidelidade é algo muito relativo. Entre os animais existem algumas espécies que conseguem serem fiéis aos seus parceiros até a morte, alguns exemplos são os pinguins e as araras.
     A fidelidade é algo inerente ao ser humano, é difícil achar uma pessoa que consiga ser fiel a algo ou alguém. Tem pessoas que não conseguem serem fiéis aos seus próprios ideais. Se alguém não consegue ser fiel  a si mesmo, como poderá ser ao próximo?
     Você acredita que seus pais são fiéis a você? Que seus irmãos são fiéis a você? Que seus amigos são fiéis a você? Ou mesmo que seu parceiro é fiel a você?
     Quem nunca se decepcionou porque um de seus pais, irmão ou amigo contou um segredo seu, ou traiu a sua confiança de outras formas que atire a primeira pedra. E quem nunca foi traído pelo seu companheiro e depois ele veio com aquela cara de pau dizendo: "Eu estava carente porque a gente havia brigado e acabou rolando.", "Eu bebi de mais e não sabia o que estava fazendo.". Pois é amigos e amigas, essas são as clássicas frases que eles nos dizem com a maior cara de que não fez nada de errado.
     O pior de tudo é que como amamos esses usuários de óleo de peroba, sempre acabamos perdoando eles. Isso é um FATO!
     Dizem que quem trai é o homem, porque a mulher não trai, a mulher ela se vinga. Como assim? A mulher se vinga?
      É isso ai mesmo meus caros colegas, a mulher nunca trai o homem, ela simplesmente se vinga. Se vinga pelo homem esquecer-se do seu aniversário, por ele se esquecer do dia dos namorados, do aniversário de casamento, por ele não reparar uma mudança no seu visual, por ele dar mais atenção aos amigos e ao futebol, ou pelo simples fato dele ter a traído.
     Só nunca se esqueça de uma coisa, ao estar traindo você poderá perder aquela pessoa que realmente gosta e ama você. Por isso pense bem, pois depois você pode se arrepender.

O AMOR QUE SUPERA AS FRONTEIRAS

     Muitas pessoas conhecem o seu amor ainda quando criança, pode ser um vizinho ou um coleguinha da escola, estão sempre fazendo tudo juntos, se vêem todos os dias, acabam se apaixonando e casando. Mas nem todos têm essa sorte, crescem e viajam, vão a festas em outras cidades, conversam muito em salas de bate papo e no meio disso tudo acabam encontrando alguém especial. Mas tem um porém, um dia essa pessoa vai ter que voltar de viajem, vai ter que voltar pra casa depois daquela festa, e a pessoa de quem você acabou gostando em uma dessas situações mora em uma cidade distante da sua.
     Bom, hoje em dia isso já não é mais um problema tão grande assim, pois existem os automóveis, os aviões, o telefone e a internet que servem para encurtar essas distâncias, mas nem sempre isso é capaz de suprir o desejo de poder estar com a pessoa na hora que queremos, pois às vezes estamos tristes e precisando do colo da pessoa amada para nos confortar. 
      Dizem que nem a distância pode separar dois corações apaixonados. Isso será verdade mesmo? Se for verdade ou não, só cabe a cada um de nós descobrirmos isso. Existem pessoas que amam por vários e vários anos uma pessoa que nem chegaram a ver ou conhecer pessoalmente, apenas por telefone ou internet. Tem pessoas que se relacionam por anos, podendo apenas se verem uma vez ao mês e isso não as fazem sentir menos amor, pelo contrário, a distância e a confiança só fazem fortalecer mais e mais o amor entre elas. 
     Se o amor for verdadeiro, nada e nem ninguém irá acabar com o que há entre vocês, basta apenas que vocês queiram vencer todas as barreiras que a vida os impõe. 

O AMOR "ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE"

     Todas as vezes em que as pessoas se casam, o padre diz aquela celebre frase: "... Você promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, até que a morte os separe?..."; as pessoas dizem "Sim", mas hoje em dia é raro encontrar pessoas que quando se casam ficam juntas até que a morte os separe.
     Os meus avós tanto maternos quanto paternos foram casados até que a morte os separassem. Os paternos fizeram isso por imposição da família, os maternos por companheirismo como uma forma de dizerem o quanto foram gratos pelo que viveram juntos, pelo o que um fez pelo outro.
     Hoje em dia é normal ver gente que casa e "descasa" na mesma proporção que se troca de roupa a cada estação do ano. Isso entre os famosos já virou até moda, a maioria faz isso para estarem sempre nas mídias, outros fazem isso porque sentem prazer ou até mesmo pelo simples fato em que ainda não acharam a pessoa certa.
     Segundo a igreja, o casamento é uma instituição sagrada e séria. Mas o que levamos a sério em nossas vidas hoje em dia? É tão normal um "cara" engravidar uma garota e depois dizer que não é dele e não querer assumir, porque então iríamos querer assumir um compromisso como o casamento?
     Hoje as pessoas casam na base do "amor relâmpago", tem filhos e depois que acaba o sentimento se separam. Esse é o chamado Egocentrismo, quando há uma supervalorização do "EU". Isso ocorre quando a pessoa pensa apenas nos seus sentimentos, no seu próprio bem estar e esquecem-se dos outros, não está nem ai se a outra pessoa ainda a ama e que quando há filhos no que isso irá afetá-los se houver uma separação.
     Mas se a gente parar para pensar bem, há um fundo de loucura na frase "... até que a morte os separe...", tem gente que não aceita o fato de que a relação acabou e acha que se não pode mais ficar com aquela pessoa, mais ninguém poderá. Há muitos casos recentes disso, um exemplo é o de um homem que inconformado com o fim do relacionamento entrou  no salão de sua ex e descarregou a arma toda até matá-la. Há também aquela que é a mais celebre de todas, que já é até um clichê em muitos filmes, um homem ou uma mulher que se casam com uma pessoa mais velha do que eles só pelo dinheiro, e depois de um tempo juntos a matam simplesmente para ficarem com a herança ( os chamados mercenários ).
     Então, o que seria o "Até que a morte os separe"? Você acredita nisso? 

AS BARREIRAS ENTRE O "FELIZES PARA SEMPRE"

     No mundo em que vivemos, não apenas nos dias de hoje, mas desde que o mundo é mundo, sempre houve pessoas que não conseguem suportar a ideia de ver a felicidade dos outros, seja na escola, no trabalho, em alguma prática esportiva e no amor. Elas têm o que chamamos de inveja. Não suportam a ideia de ver as pessoas crescerem e serem felizes e fazerem intrigas e promovem discórdias.
     Às vezes pessoas assim estão mais próximas de nós do que possamos imaginar, pode ser o nosso "melhor amigo", o nosso irmão (ã), ou pessoas que jamais pensaríamos que seriam capazes de fazer isso com a gente. Tem pessoas que fazem isso pelo simples prazer que sentem ao promover um conflito, outras porque acham que só porque ela não é feliz ou bem sucedida mais ninguém poderá ser, e outras porque querem      ter aquilo que é dos outros e recorrem às vezes a medidas extremas sem pensar nas consequências que isso irá acarretar.
     Em uma relação se há falta de confiança de uma das partes, basta apenas que alguém plante uma falsa ideia de um fato para gerar uma briga. Às vezes o ciúme nos deixa tão cegos que vemos coisas até onde não existem, vemos um fio de cabelo nosso mesmo, mas insistimos que é de outra; vemos num gesto de amizade um sinal de desejo, uma traição.
     Existem momentos em que o nosso próprio inimigo somos nós mesmos e só enxergamos isso quando perdemos a pessoa que tanto nos amou.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A ROTINA

     Nenhuma relação é estável e duradoura. Tudo tem um começo, meio e fim. Assim como a sola do sapato e o pneu dos automóveis que depois de um tempo de uso acabam se desgastando, também acontece com os  relacionamentos, vocês dormem, acordam, almoçam, jantam, sempre fazendo as mesmas coisas todos os dias, juntando com as brigas, a ausência ( não necessariamente de corpo , mas dos sentimentos também ), a monotonia fazem a relação se desgastar com o tempo. O sexo é sempre igual ( isso quando ainda há ), a conversa já não é mais a mesma durante as refeições, apenas pequenas trocas de olhares, as datas já não têm mais o mesmo significado como antes ( nada mais de lembrar de datas como aniversários, dia dos namorados ), tudo agora são apenas meros fatos.
     Mas por que tudo isso ocorre? Hoje em dia, com essa história de "ficar", as normas românticas estão sendo quebradas. Mas o que entendemos por romantismo? Flores, casamento, musicas lentas? O romantismo vai muito além disso. Um café da manhã na cama, um elogio sobre o novo corte de cabelo, sobre a roupa nova, é querer saber como foi o dia ( se foi bom ou ruim ), se interessar mesmo que sem gostar do time de futebol, ouvir sempre que o outro estiver com problemas, ter paciência com a TPM, é querer somar e não dividir. É usar uma roupa mais ousada e encher o quarto de velas, ousarem fazer algo diferente no sexo. É ir  para um lugar bem distante onde ninguém os conheça e vocês passem o dia inteiro no quarto fazendo amor, rindo, conversando de coisas sem sentido, relembrando a magia que havia entre vocês quando se conheceram.

QUANDO SURGEM OS SENTIMENTOS

     Certo dia uma pessoa cansada da sua vida triste e monótona decide conhecer novas pessoas, seja numa "balada" ou até mesmo em uma sala de bate papo na internet. Conversa vai, conversa vem, e depois de um tempo conhece pessoas tão interessantes que acaba surgindo um vínculo afetivo entre elas, o tempo passa e elas vão se conhecendo cada vez melhor tornando-se grandes amigos. Com alguns, você se relaciona meramente como amigos para sair e se divertir, com outros, porém, irá se relacionar como amigos com os quais você poderá partilhar dos seus segredos, medos, desejos, se divertirem e partilhar os bons e maus momentos da vida.
     Terá pessoas com as quais você irá passar tanto tempo junto, partilhar tantas experiências, que depois de um tempo aquele vínculo entre vocês vai se tornar tão intenso que o sentimento de amizade abrirá portas para novos sentimentos, como por exemplo, o da paixão. Com isso, tudo irá mudar entre vocês, o seu jeito de olhar a pessoa, o seu modo de agir perto da pessoa, passará a ter uma necessidade maior de estar mais tempo com a pessoa, porém, esse será o menor dos seus problemas, pois estará em um dilema bem maior: "Conto ou não conto o que estou sentindo?", "Qual será a reação dele (a)?", "Isso irá afetar a nossa amizade?", "Será que ele (a) sente o mesmo por mim?''...
     Depois de ter posto na balança os prós e contras, você toma coragem e conta ao outro o que sente; inicialmente a pessoa irá se surpreender com o que você disse, ficará sem palavras e sem reação ( esse é o sinal claro de que a pessoa sente o mesmo, mas teve o mesmo medo que você ).
     Bom, o primeiro passo já foi dado, agora é que começa a louca aventura chamada amor. O amor nada mais é do que uma palavra formada por quatro letras, duas pessoas e um sentimento. Após você ter dado o primeiro passo, não basta apenas você dizer que gosta da pessoa, tem que demonstrá-la isso todos os dias, mostrar o quanto ela significa e é importante para você, tem que conquistá-la não apenas uma vez por semana ou por mês, mas sim todos os dias.
     Nesse momento é bem provável que estejam namorando, fazendo planos e sonhando com um futuro a dois, agora o sentimento é uma mistura de gostar, de carinho, de paixão e talvez até mesmo de amor. Esses sentimentos misturados fazem as pessoas sentirem outras coisas também, como por exemplo, ciúme, desejo, felicidade, tristeza.
      A alegria vem pelo simples fato da existência do outro, não apenas por estar em sua vida, mas por ela existir e com o seu sorriso fazer de um momento de carinho surgir uma felicidade imensa dentro dos nossos corações.
     O desejo surge entre dois corpos que se sentem atraídos um pelo outro na vontade de encontrar no outro a sua própria satisfação e de satisfazer o outro. Seus corpos se incendeiam no calor da paixão ao toque dos seus lábios.
     O ciúme é um fato irrefutável ao ser humano, é impossível não senti-lo, é difícil esconde-lo, e insano para controlá-lo. Uns sentem breves pontas de ciúmes quando vê algo que não lhe agradam, outros sentem ciúme a todo instante, por exemplo, se a outra pessoa demorar uns minutos a mais a chegar a casa, se estiver conversando com alguém diferente, pela roupa um pouco mais ousada que está usando ( esse é o chamado ciúme doentio ), esse tipo de ciúme fere, magoa, às vezes pode até levar a morte.
     A tristeza é o conjunto de todos os sentimentos anteriores e mais alguns outros, às vezes ficamos tristes ao ver o outro feliz, ficamos tristes por não saciarmos os desejos do outro ou os nossos mesmos ( nos deixando frustrados ), ficamos tristes por causa do ciúme que sentimos ou que o outro tem e que no calor do momento nos fazem dizer e fazer coisas das quais depois nós iremos nos arrepender e chorar.
     A tristeza e o ciúme andam lado a lado, pois as pessoas que tem o "ciúme doentio" tem a dificuldade em confiar nas pessoas, por isso têm a vontade de controlá-las gerando divergências de pensamentos, seguido por brigas e traições, e ai vem à tristeza. Tristeza ao ver que a pessoa que você ama não confia em você apesar do fato de você ter feito tantas coisas para mostrar o quanto a ama e ela não dar o mínimo de valor a isso.
     Tudo isso acaba levando para o caminho da traição, achando que traindo terá mais respeito por você, quando na  verdade você só estará se ferindo e ao outro também, correndo o risco de até perder a pessoa que você tanto diz amar.

EXISTE O ETERNO?

     Numa adaptação ao soneto de Vinícius de Moraes, os apaixonados dizem: "que seja eterno enquanto dure e que dure para sempre"...

     O que em nossas vidas é eterno? O que dura para sempre?

    A lâmpada queima, a pilha acaba ( até mesmo as recarregáveis um dia acaba ), a sua novela favorita acaba, o sabor do chiclete acaba, o domingo após a meia-noite acaba. Se todas essas coisas boas e úteis acabam, por que um relacionamento também não pode acabar? Nada é eterno, nada dura para sempre. Eu não sou eterno e nem você é, pois um dia todos nós iremos morrer.
  
     As pessoas possuem sentimentos instáveis e mutáveis, em um dia estão felizes, no outro triste, um dia sorrindo, no outro chorando, nem mesmo as nossas emoções duram muito tempo.