Todas as vezes em que as pessoas se casam, o padre diz aquela celebre frase: "... Você promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, até que a morte os separe?..."; as pessoas dizem "Sim", mas hoje em dia é raro encontrar pessoas que quando se casam ficam juntas até que a morte os separe.
Os meus avós tanto maternos quanto paternos foram casados até que a morte os separassem. Os paternos fizeram isso por imposição da família, os maternos por companheirismo como uma forma de dizerem o quanto foram gratos pelo que viveram juntos, pelo o que um fez pelo outro.
Hoje em dia é normal ver gente que casa e "descasa" na mesma proporção que se troca de roupa a cada estação do ano. Isso entre os famosos já virou até moda, a maioria faz isso para estarem sempre nas mídias, outros fazem isso porque sentem prazer ou até mesmo pelo simples fato em que ainda não acharam a pessoa certa.
Segundo a igreja, o casamento é uma instituição sagrada e séria. Mas o que levamos a sério em nossas vidas hoje em dia? É tão normal um "cara" engravidar uma garota e depois dizer que não é dele e não querer assumir, porque então iríamos querer assumir um compromisso como o casamento?
Hoje as pessoas casam na base do "amor relâmpago", tem filhos e depois que acaba o sentimento se separam. Esse é o chamado Egocentrismo, quando há uma supervalorização do "EU". Isso ocorre quando a pessoa pensa apenas nos seus sentimentos, no seu próprio bem estar e esquecem-se dos outros, não está nem ai se a outra pessoa ainda a ama e que quando há filhos no que isso irá afetá-los se houver uma separação.
Mas se a gente parar para pensar bem, há um fundo de loucura na frase "... até que a morte os separe...", tem gente que não aceita o fato de que a relação acabou e acha que se não pode mais ficar com aquela pessoa, mais ninguém poderá. Há muitos casos recentes disso, um exemplo é o de um homem que inconformado com o fim do relacionamento entrou no salão de sua ex e descarregou a arma toda até matá-la. Há também aquela que é a mais celebre de todas, que já é até um clichê em muitos filmes, um homem ou uma mulher que se casam com uma pessoa mais velha do que eles só pelo dinheiro, e depois de um tempo juntos a matam simplesmente para ficarem com a herança ( os chamados mercenários ).
Então, o que seria o "Até que a morte os separe"? Você acredita nisso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário